Espanha: monstro das bolachas deixa de comer… bolachas

Espanha: monstro das bolachas deixa de comer… bolachas

O Monstro das Bolachas, uma das mais conhecidas personagens da Rua Sésamo, vai trocar as bolachas – que deram, inclusive, origem ao seu nome – por legumes e frutas. A medida será implementada em Espanha, ao abrigo do plano de combate à obesidade infantil.

Este é mais um exemplo do investimento de vários Governos globais para acabar com a obesidade. Curiosamente, a medida está a ser criticada nas redes sociais.

A nova série chama-se “Rua Sésamo, Monstros Super Saudáveis” e é patrocinada pela Fundação SHE (Science, Health and Education), liderada por Valentín Fuster, prémio Príncipe das Astúrias da Investigação de 1996 pelos seus descobrimentos sobre a origem dos acidentes cardiovasculares.

A nova série terá o apoio de celebridades como David Bustamante, Gerard Piqué ou Ferran Adrià e dará conselhos sobre alimentação – também ao nível emocional, sentimental e social.

“O problema da obesidade infantil começou há uns sete anos e continuou até agora. A crise está a afectar mais o adulto, porque sofre de maior stress, come pior e faz menos exercício”, explicou Fuster na apresentação do programa infantil.

A série terá 27 episódios de sete minutos de duração.

“A decisão é boa porque, para as crianças, tudo o que vêem na televisão tem mais força. No caso das crianças com excesso de peso ou obesas, é preciso retirar-lhes esses alimentos da vista, seja em casa ou na televisão”, explicou ao Diário de Notícias endocrinologista Isabel do Carmo.

Já Teresa Paixão, responsável pela programação infantil e juvenil da RTP, tem outra opinião. “É uma tolice e um golpe de marketing. [O monstro] pode comer bolachas que até façam bem, que não tenham açúcar em excesso”, explica a responsável.

E o leitor, concorda com esta medida? Diga-nos porquê nos comentários do nosso agregador ou no Facebook.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores