Decisores moçambicanos vão receber formação em electrificação rural renovável

Decisores moçambicanos vão receber formação em electrificação rural renovável

A partir de Fevereiro, os tomadores de decisões políticas e empresariais de Moçambique poderão participar num programa que lhes permitirá aumentarem os seus conhecimentos sobre a utilização das energias renováveis na electrificação rural.

Os cursos serão realizados pela Renewables Academy (RENAC), com sede em Berlim, Alemanha, como parte do projecto internacional TREE (Transfer Renewable Energy & Efficiency).

O projecto TREE está a ser patrocinado pelo Ministério Federal da Economia e Tecnologia da Alemanha, fazendo parte da iniciativa Renewables – Made in Germany. A iniciativa faz parte do compromisso do Governo alemão no sentido de contribuir para a protecção climática através da promoção, a nível internacional, da tecnologia das energias renováveis.

A primeira série de seminários terá lugar em Maputo, entre 18 e 22 de Fevereiro de 2013. O Ministério da Energia de Moçambique também será parceiro da iniciativa. “As tecnologias das energias renováveis podem contribuir para o crescimento económico de Moçambique.

No entanto, para um crescimento sustentável, é necessária uma estrutura política compatível. As medidas de criação das capacidades no âmbito do projecto TREE são fundamentais ao apoiarem o desenvolvimento das renováveis mediante um conhecimento crucial. Daí que projectos como o TREE mereçam todo o nosso apoio”, explica António Saide, Director Nacional das Energias Novas e Renováveis, do Ministério da Energia.

Em Moçambique, o grau de electrificação permanece ainda abaixo dos 32%. As energias renováveis podem aqui constituir uma importante contribuição. O objectivo dos seminários é fornecer às autoridades competentes um entendimento de base sobre as tecnologias híbridas para a electrificação rural, e transmitir-lhes a experiência necessária que lhes permita criarem condições para o financiamento do projecto.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores