Novo medicamento mata parasita da malária por excesso de sal

Novo medicamento mata parasita da malária por excesso de sal

Investigadores descobriram como uma nova classe de medicamentos pode matar o parasita da malária. As drogas bloqueiam uma bomba presente na superfície do parasita, fazendo com que esta encha de sal, de forma letal.

O trabalho foi conduzido na Escola de Investigação de Biologia, da Universidade Nacional Australiana. Natalie Spillman mostrou que o parasita da malária tem na sua superfície uma proteína que funciona como uma bomba de sal molecular que empurra os iões de sódio para fora do sistema.

Em conjunto com membros de uma equipa em Singapura (Novartis Institutes for Tropical Diseases) e nos EUA (Genomics Institute of the Novartis Research Foundation), Spillman revelou que os medicamentos – os spiroindolones – bloqueiam a bomba do parasita, fazendo com que a célula se encha rapidamente de sal.

“Acreditamos que os spiroindolones matam o parasita, causando uma sobrecarga de sal”, disse Spillman, de acordo com o All Africa.

Kiaran Kirk, autor sénior do estudo, defende que esta vulnerabilidade na fisiologia do parasita deve ser explorada, de modo a desenvolver novos medicamentos necessários para combater a malária.

“A bomba de sal do parasita da malária parece ser o seu calcanhar de Aquiles, particularmente vulnerável a ataques. Sabendo disso, podemos agora olhar para outros medicamentos que boqueiem essa bomba”, disse Kirk. “Também podemos começar a investigar de que forma o parasita é capaz de alterar a forma da bomba e assim desenvolver resistência a esta classe de fármacos. Ambos os cenários serão muito importantes na nossa batalha contra ele.”

Os spiroindolones são a primeira classe verdadeiramente nova de produtos químicos a serem testados em pacientes com malárias há mais de 20 anos. O parasita da malária mata mais de 1 milhão de pessoas a cada ano e é cada vez mais resistente à maioria dos medicamentos que estão actualmente em uso.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores