Bottle Charger: o carregador de telemóvel que usa garrafas de plástico (com FOTOS e VÍDEO)

Bottle Charger: o carregador de telemóvel que usa garrafas de plástico (com FOTOS e VÍDEO)

Um grupo de designers em Nairobi, no Quénia, concebeu um modo de carregar o telemóvel amigo do ambiente. Usando uma garrafa de plástico e água a ferver, o Bottle Charger transforma qualquer garrafa de plástico de água ou refrigerante usada num carregador de 5 watts.

Basta adicionar água a ferver e a Blackbeard Unidirectional Constant Turbine (BUCT) cria energia a partir da ascensão e queda da temperatura, carregando assim o telemóvel de forma simples. De acordo com o Inhabitat, com apenas um copo de água o carregador pode alimentar um telemóvel num período de entre 15 a 30 minutos, dependendo da temperatura em torno do dispositivo.

O sistema foi criado a pensar em que vive em países subdesenvolvidos, sem fácil acesso a electricidade. Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis em África não têm acesso a energia eléctrica em casa e têm de percorrer quilómetros até um posto de carregamento, onde ainda têm de pagar para poder carregar os seus aparelhos.

Estima-se que o número de pessoas sem acesso a energia eléctrica a ter um telemóvel duplique até 2015, o que aumenta a necessidade de criação de uma fonte de energia sustentável e de baixo custo. Este tipo de soluções pode realmente ajudar muitas famílias a tornarem-se mais independentes.

O Bottle Charger é ainda um protótipo, mas o plano é que seja reproduzido e distribuído em larga escala. Quem quiser apoiar o projecto, pode fazê-lo através da campanha lançada no Indiegogo. Além de promover o uso de energias verdes, o carregador reaproveita objectos já usados e ajuda pessoas reais a puderem usufruir de telecomunicações.


 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores