Luci: a lanterna solar contra a pobreza energética (com VÍDEO)

Luci: a lanterna solar contra a pobreza energética (com VÍDEO)

A falta de acesso a iluminação que assola três mil milhões de pessoas no mundo não é facilmente aceite pela MPOWERD, ou Micro Power Design. Trata-se da incubadora tecnológica que inventou a Luci, uma lâmpada de energia solar que fornece claridade àqueles que não têm acesso a electricidade.

A Luci é uma lanterna impermeável e desmontável que pesa apenas cerca de 128 gramas, podendo facilmente ser pendurada numa parede ou no tecto. É alimentada por pequenos painéis solares ligados a uma bateria de iões de lítio que fornece energia suficiente, com uma carga de 8 horas, para iluminar uma sala inteira durante um período de entre 6 a 12 horas seguidas.

Possui dois ajustes de brilho, de modo que as suas 10 lâmpadas LED podem funcionar como iluminação de ambiente difusa ou como luz directa para a execução de tarefas.

Quase metade da população mundial tem um acesso irregular, ou não tem sequer nenhum acesso, a electricidade e conta com fontes perigosas e dispendiosas de iluminação. Para essa metade do mundo, o anoitecer significa muitas vezes o fim do trabalho, do estudo ou do lazer e o início das chamas, dos vapores tóxicos e do perigo. “A pobreza energética é, de facto, um grande contributo para o ciclo de pobreza financeira e dependência da ajuda que retira às comunidades a sua dignidade e a oportunidade de mudarem as suas vidas”, explica a MPOWERD.

Por cada Luci comprada no site, a MPOWERD oferece outra a alguém que viva em situação de pobreza energética. Custa cerca de 745 MZN (€19). Foi também lançada uma campanha no Indiegogo, de forma a aumentar a distribuição, reduzir os custos por unidade e continuar a pesquisa e o desenvolvimento de outras soluções para ajudar a aliviar este problema.

Para além de abastecer os países subdesenvolvidos, a Luci pode ser também muito útil para acampamentos ou para integrar kits de emergência em casa.

Say Hello to Luci from MPOWERD on Vimeo.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

1 comment

Patrocinadores