Nasceram três crias da espécie de leopardo mais rara do mundo (com FOTOS)

Nasceram três crias da espécie de leopardo mais rara do mundo (com FOTOS)

Com as suas pequenas patinhas e delicados bigodes, estas adoráveis crias ​​pertencem à mais rara e ameaçada espécie de leopardo do mundo – o leopardo nebuloso. Nasceram ao abrigo de um programa de conservação no Nashville Zoo, em Tennessee, Estados Unidos, e têm apenas duas semanas de vida.

Os pequenos felinos aconchegam-se uns aos outros, para se manterem quentes, enquanto posam para a câmara. A progenitora Jing Jai deu à luz uma cria fêmea e a companheira Baylie deu à luz um macho e uma fêmea. Os três bebés, em conjunto, estão agora a receber cuidados de especialistas do jardim zoológico.

Esta raça está em vias de extinção, devido à caça ilegal, à desflorestação e ao tráfico de animais. Karen Rice, supervisora no Nashville Zoo, disse: “O zoo é líder na conservação do leopardo nebuloso, com 18 leopardos nascidos nas nossas instalações de reprodução desde 2009”.

Esta é a sexta ninhada de Jing Jai, de apenas sete anos de idade. Tanto ela como companheiro Arun chegaram a este jardim zoológico provenientes do Khao Kheow Open Zoo, em Chonburi, na Tailândia, em 2008.

Quanto a Baylie, de quatro anos, e ao seu companheiro Chet, esta é a segunda descendência. Baylie nasceu no jardim zoológico do Instituto de Conservação de Biologia em Front Royal, Virgínia, e Chet é já um dos três filhotes de Jing Jai e Arun nascidos em 2009.

Estas novas crias, nascidas a 26 de Março, farão parte da Associação de Jardins Zoológicos e Aquários da população de leopardos nebulosos, enquanto felinos de criação, educação ou exposição. “Seja qual for o seu papel, eles contribuirão para o esforço de conservação em curso”, disse Rice.

O zoo faz parte do Consórcio do Leopardo Nebuloso da Tailândia que leva a cabo um programa que envolve jardins zoológicos por todo o mundo e visa o desenvolvimento de uma “população em cativeiro auto-sustentável” desta espécie de leopardos.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores