Avião solar será uma realidade global em 2015

Avião solar será uma realidade global em 2015

Este Verão, os céus dos Estados Unidos poderão apreciar a beleza do Solar Impulse, um avião movido a energia solar que irá testar ao limite a sua eficácia e tecnologia. O avião, de origem suíça, fez no ano passado vários vôos experimentais – incluindo para o Norte de África – mas terá nos próximos meses um grande desafio: voar noite e dia.

O Solar Impulse vai partir de Mountain View, na Califórnia, e voará para Nova Iorque, um percurso que demorará vários dias. Em 2015, os criadores deste avião solar esperam levar a tecnologia para vôos em todo o mundo: noite e dia, sempre a voar.

O avião Solar Impulse tem 11.628 células solares nas suas asas, que são capazes de fornecer energia aos seus quatro motores de 10 cavalos. A máquina tem a envergadura de um Aribus A340 mas, surpreendentemente, pesa apenas 1.600 kg.

O avião voa de forma muito mais lenta que um avião comercial – 70 km/h – mas utiliza o mesmo combustível que uma scooter, o que é impressionante. E apesar de o Solar Impulse obter a sua energia a partir do Sol, ele pode voar noite e dia, sem utilizar combustível.

Há uma outra curiosidade: o avião, que está na Suíça até Março, será desmontado e enviado para a Califórnia. A montagem dura três semanas.

Siga tudo sobre o Solar Impulse – os próximos testes norte-americanos e outras novidades – no site do avião.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores