Edimburgo: panda gigante macho já está pronto para acasalar (com FOTOS)

Edimburgo: panda gigante macho já está pronto para acasalar (com FOTOS)

O panda gigante macho, Yang Guang, do jardim zoológico de Edimburgo posa de forma sedutora para mostrar que está pronto para acasalar com a sua parceira Tian Tian. A fêmea tem uma única oportunidade de 36 horas anuais de fertilidade que devem de ser bem aproveitadas.

Os especialistas acreditam que ela também está quase pronta para aceitar os avanços do parceiro, uma vez que o comportamento mal-humorado e a perda de apetite sugerem que a altura se aproxima. Quando os cientistas estiverem certo de que chegou o momento certo, o casal de pandas vai ser junto até três vezes por dia durante intervalos de 15 a 30 minutos.

Os dois foram apresentados um ao outro durante a época de reprodução do ano passado, mas não chegaram a acasalar. Durante o resto do ano, são mantidos separados, pois são animais naturalmente territoriais e podem atacar-se.

A Tian Tian e o Yang Guang são os primeiros pandas gigantes a viver no Reino Unido há 17 anos. O zoo de Edimburgo, onde o casal tem vivido desde a sua chegada da China em Dezembro de 2011, procedeu a uma série de medidas para sincronizar os ciclos de reprodução dos pandas que incluem iluminação controlada, testes de urina para controlo dos níveis hormonais e troca de recintos.

A taxa de reprodução naturalmente lenta dos pandas gigantes impede que a população selvagem recupere rapidamente da caça ilegal, perda de habitat e outras causas de mortalidade relacionadas com a acção do Homem.

Por agora, trata-se de uma questão de esperar e fazer figas para que os astros se alinhem e novos pandas venham a caminho.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores