Circle of 6: a app anti-violação que está a revolucionar a Índia

Circle of 6: a app anti-violação que está a revolucionar a Índia

Está disponível uma aplicação para iPhone e Android, chamada Circle of 6, que pretende tornar-se numa verdadeira ferramenta contra o assédio sexual. A aplicação permite criar um círculo de seis amigos para quem podem ser enviadas mensagens pré-definidas como “Vem-me buscar, estou em apuros” em casos de emergência.

Em dois simples passos, o utilizador pode alertar o seu círculo através do sistema de localização GPS e obter, assim, ajuda.

O Circle of 6 foi um dos vencedores do desafio Apps Against Abuse. Desde o seu lançamento em Março de 2012, a app foi descarregada mais de 60 mil vezes em 27 países diferentes.

O sistema foi inicialmente criado com o objectivo de ser usado por um grupo específico de mulheres – jovens universitárias nos Estados Unidos. No entanto, quando em Dezembro passado uma jovem em Nova Deli, na Índia, foi brutalmente violada e espancada até à morte quando regressava a casa do cinema, a equipa que lançou o projecto sentiu-se movida a agir.

À medida que na imprensa indiana aumentava a consciencialização acerca da violação e as ferramentas móveis que existem para a combater, o número de downloads do Circle of 6 disparou no país.

Depois de uma reunião com os organizadores da iniciativa anti-violência Say NO Unite, da ONU, a equipa por detrás da app tomou consciência da realidade complexa de chegar a toda uma população distribuída por 28 estados, sete territórios e falante de 152 diferentes línguas e dialectos distribuídos por todo o país.

Na vontade de se tornarem úteis, a escolha optou por apostar primeiramente na cidade de Nova Deli – catalisadora dos protestos que abalam o país. A app foi lançada aí no início de Abril para assinalar o mês da Consciencialização da Agressão Sexual e conta já com o segundo maior número de downloads, logo depois dos Estados Unidos.

O objectivo seguinte passa por chegar ao México e continuar a dar aos utilizadores de smartphones a oportunidade de construir círculos de confiança nas suas comunidades, num esforço pela prevenção de actos violentos.

Faça o download do Circle of 6 aqui e siga o projecto no Facebook.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores