Nova bomba de água para agricultura utiliza energia solar

Nova bomba de água para agricultura utiliza energia solar

Como muitos leitores sabem, para obter uma colheita abundante durante a estação seca, os agricultores ficam dependentes da irrigação de bombas que os abastecem de água. O problema é que as bombas de água podem ser dispendiosas de comprar e manter – é por isso que a International Development Enterprises (iDE) desenvolveu a SunWater, um sistema de bombagem de água de preço acessível que usa a energia do sol.

Segundo o Green Savers Portugal, muitas pessoas em todo o mundo dependem de produções agrícolas para gerar rendimento extra para as suas famílias. Mas, durante a estação mais quente, a falta de água nos poços reduz fortemente a produtividade das culturas e, consequentemente, esse rendimento. Para ter noção, mais de mil milhões de pessoas no planeta vivem com €1,5 (58 MZN) ou menos por dia.

Sendo estas plantações tao importantes na subsistência das famílias, a água para as manter é essencial. Tradicionalmente, as opções de bombas incluem diesel ou electricidade. As primeiras são caras, enquanto as segundas obrigam ao acesso à rede eléctrica, o que nem sempre é uma realidade possível em determinadas partes do mundo.

A SunWater pretende ser uma alternativa a estas opções. Trata-se de uma bomba solar de valor acessível aos agricultores, que lhes permite aumentar o seu rendimento através da disponibilização de um recurso de água acessível durante todo o ano.

De acordo com o Inhabitat, cada unidade vai custar €2.250 (86.500 MZN), incluindo a perfuração do poço, o armazenamento da água e a própria bomba. Após este investimento inicial, não haverá custos de combustível, uma vez que o sistema utiliza painéis solares feitos para gerar toda a energia necessária.

O SunWater ainda está em fase de angariação de fundos e testes. A iDE está a tentar mobilizar o máximo de ajudas que permitam ao projecto tornar-se uma realidade para agricultores em todo o mundo.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

1 comment

  1. Assunto muito interresante, quando eque estarao desponiveis para venda em Maputo?

Patrocinadores