Solos de África foram mapeados pela primeira vez (com MAPA)

Solos de África foram mapeados pela primeira vez (com MAPA)

Uma equipa de especialistas internacionais elaborou o Atlas dos Solos de África – o primeiro mapa deste recurso natural essencial –, de modo a ajudar os agricultores, gestores de território e políticos a entenderem a diversidade e importância do solo, tal como a necessidade de o usar de forma sustentável.

A maioria das pessoas em África tem falta de conhecimentos acerca deste assunto, em parte porque a informação tende a estar confinada a publicações académicas lidas apenas pelos cientistas. Este atlas resulta, por fim, numa forma compreensível a qualquer cidadão de conhecer o solo que ocupa.

O projecto teve início há quatro anos e envolveu especialistas da Comissão Europeia, da União Africana e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Segundo o The Guardian, o mapa mostra a diversidade do solo africano tanto para fins agrícolas, como não-agrícolas.

“Documentámos todos os diferentes tipos de solo e mapeámo-los para que os nossos decisores a nível nacional e regional possam usar os mapas para decidir onde investir, em termos de produção de alimentos e urbanização”, disse Robert Zougmoré, do programa de investigação sobre mudanças climáticas, agricultura e segurança alimentar CGIAR.

Peter Okoth, consultor de recursos humanos em Nairobi, acrescentou: “Os utilizadores regionais do atlas têm a oportunidade de conhecer as tendências, pontos problemáticos e padrão de distribuição dos solos”. Advertiu, contudo, que sem o treino adequado, os leitores da plataforma a poderão achar desafiadora.

Este atlas não é interactivo, pelo que os leitores poderão ter dificuldades em determinar as relações entre as propriedades do solo e os seus impactos. Um outro mapa africano – este sim interactivo – dos solos que cobrem o território abaixo do deserto do Sahara estará concluído até ao final do ano.

mapa_SAPO

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

1 comment

  1. Luiza

    Onde posso encontrar a legenda desse mapa?

Patrocinadores