Gorongosa poderá receber mapa da biodiversidade

Gorongosa poderá receber mapa da biodiversidade

Responsáveis pelo Parque Nacional da Gorongosa foram contactados pelo projecto português GeObserver, que está a criar o mapa da biodiversidade da Serra da Estrela, para replicar a iniciativa nesta jóia da coroa moçambicana.

Segundo o Green Savers Portugal, o interesse na plataforma foi demonstrado oficialmente, decorrendo agora negociações para esta exportação. “[Temos] uma capacidade reconhecida e [isso] reflecte-se no interesse por parte do Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, para a utilização da plataforma naquela área protegida”, explicou Paulo Silva, da GeObserver.

Este projecto está há vários meses no terreno, na Serra da Estrela, Portugal, e tem como objectivo a preservação de área protegida através da observação.

“O GeObserver é uma plataforma que assume cada vez mais importância na defesa e conhecimento da [Serra da Estrela], uma defesa que só é possível com a colaboração de todos, pessoas e entidades, independentemente das suas origens ou ideias”, revelou Paulo Silva ao Green Savers Portugal.

Na Serra da Estrela, a plataforma permitiu determinar a existência e localização de uma espécie que se pensava extinta naquele local – e que foi confirmada com visitação. “O GeObserver já tem uma base de informação que permite começar a desenhar o mapa das espécies, sazonalidades e rotas migratórias. Embora a iniciativa tenha acabado no final de Junho, o registo de observações continuará a ser feito através do site, porque um verdadeiro mapa da biodiversidade só é possível com dados históricos e actuais, ou seja, com a continuidade dos registos”, explica Paulo Silva.

Este projecto está a ser desenvolvido em parceria com a ASE, CERVAS, Aldeia, CISE, Naturdata e o portal serradaestrela.com. A iniciativa contou também com a participação de cidadãos e entidades, que registaram espécies animais e vegetais que avistaram, contribuindo assim para o melhor conhecimento da biodiversidade serrana.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores