Máquina transforma suor em água potável

Máquina transforma suor em água potável

Um grupo de designers suecos, inspirados pelos astronautas da NASA que são obrigados a reciclar tudo durante as suas longas viagens no espaço, construíram uma máquina que espreme a roupa suada, de modo a aproveitar a água presente no suor e a tornar própria para consumo.

A empresa Deportivo, em parceria com a UNICEF, desenvolveu o projecto que pretende pôr fim à escassez de água extrema que afecta pessoas por todo o mundo, revelou o director criativo Stefan Ronge.

À parte de um filtro de alta tecnologia desenvolvido no Royal Institute of Technology, em Estocolmo, a máquina tem uma concepção bastante simples e conta com peças básicas – incluindo um secador de roupa convencional.

É justamente no secador que é colocada uma pilha de roupa suada, a fim de perder a sua água. Depois de recolhida, esta é exposta a luz ultravioleta, antes de passar por um filtro de alta tecnologia que remove o sal e as bactérias. Por fim, a água extraída é canalizada através de um filtro de café, de modo a remover as fibras da roupa.

A tecnologia está a ser divulgada no torneio de futebol juvenil Gotha Cup, onde uma bicicleta de exercício está ligada à máquina como forma de incentivar a uma maior geração de suor. Segundo o Inhabitat, cerca de 500 pessoas já deram uso à tecnologia, colaborando assim para a criação de água potável.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores