Nova Iorque: reservatórios urbanos vão recolher e armazenar a água das chuvas

Nova Iorque: reservatórios urbanos vão recolher e armazenar a água das chuvas

A recém-concluída instalação de um projecto de infra-estruturas verdes em Edenwald, Nova Iorque, vai impedir que cerca de 7,6 milhões de litros de águas pluviais entrem no sistema de esgotos a cada ano. O Departamento de Protecção Ambiental da cidade investiu €228 mil (R$ 712 mil) na construção de 22 reservatórios na forma de canteiros, destinados a recolher e armazenar a água das chuvas.

Ao gerir o escoamento das estradas, passeios e telhados, o projecto visa melhorar a saúde e limpeza do rio Hutchinson, bem como da comunidade em redor. “De modo a melhorar a saúde dos canais locais, temos de melhor gerir a água das chuvas que cai nas ruas, calçadas, estacionamentos e telhados da cidade”, disse o comissário Carter Strickland.

“Esta instalação de infra-estruturas verdes irá juntar e absorver as águas pluviais, o que melhorará a limpeza do rio Hutchinson, ao mesmo tempo que tornará o bairro mais verde, proporcionando sombra nos meses de Verão e limpando o ar. Os importantes dados que recolhemos irão quantificar a redução da poluição e apoiar os nossos esforços de planeamento da qualidade da água.”

O sistema instalado consiste em canteiros de árvores relativamente grandes que, com profundidade subterrânea, permitem a entrada e saída de aproximadamente 8,5 litros de água escoada das ruas e dos passeios. Durante a construção, os poços foram cobertos com camadas que permitem o armazenamento da água e promovem a sua infiltração.

Ao longo do próximo ano, serão recolhidos os dados de pós-construção do projecto em Edenwald. Segundo o Inhabitat, esta é apenas uma das três áreas desenvolvidas para recolher e analisar dados relativos aos fluxos de água dos esgotos antes e depois da instalação destas infra-estruturas ecológicas. Os dados finais serão usados ​​para moldar o futuro da qualidade da água destes sistemas e o seu custo-benefício, com base em toda a cidade.

 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores