Primeira fábrica de painéis solares de Moçambique foi financiada pela Índia

Primeira fábrica de painéis solares de Moçambique foi financiada pela Índia

Foi inaugurada na última sexta-feira, 22 de Novembro, a primeira fábrica moçambicana de painéis solares, uma infra-estrutura construída no parque industrial de Belulane e que custou MZN 389 milhões (€9,6 milhões)  – um valor financiado pelo Governo da Índia.

De acordo com o País, a infra-estrutura foi inaugurada por Armando Guebuza, presidente da República, que garantiu que o País pretende tornar a sua energia cada vez mais limpa e acessível a toda a população, sobretudo a que se encontra em zonas que não têm cobertura da rede de energia eléctrica.

“Com as energias [renováveis] também se dinamiza a economia local, através da recarga de telemóveis, organização de sessões de entretenimento, refrigeração de bebidas ou conservação de várias mercadorias”, explicou Guebuza.

A fábrica terá capacidade de produção anual de cerca de cinco megawatts de energia (cerca de 50 painéis solares por dia), o que vai reduzir os custos de aquisição e importação de sistemas eléctricos destinados, sobretudo, à electrificação rural.

Com a instalação da fábrica, prevê-se que o preço dos painéis solares caia para a metade. Nesta fase, a fábrica irá utilizar 90% da capacidade instalada, esperando-se que aumente para 95% em 2014.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores