Portugueses querem equipar biblioteca em Nhambira, na Beira

Portugueses querem equipar biblioteca em Nhambira, na Beira

Um novo projecto português pretende equipar totalmente uma biblioteca escolar na comunidade de Nhambira, em Moçambique. O desafio parte da Fundação Gonçalo da Silveira (FGS), uma organização não-governamental portuguesa que desde o ano de 2009 apoia a educação nesta zona rural próxima da cidade da Beira.

A Olmo – a mais recente plataforma de crowdfunding portuguesa – apoia a FGS e permite encontrar a lista de compras necessária: do mobiliário, ao material pedagógico e aos próprios livros (num valor total estimado de 240 mil meticais – 5.635€) – cabendo ao doador escolher se pretende efectuar um donativo monetário ou em bens.

Em Moçambique estima-se que aproximadamente metade da população não saiba ler nem escrever, um claro entrave ao desenvolvimento. Nhambira, uma comunidade rural na província de Sofala, distrito da Beira, não é excepção e o isolamento nesta comunidade é quase total durante a época das chuvas, tornando o acesso ao ensino ainda mais complicado.

Pode contribuir neste link.

Em 2012 foi construída uma nova escola na comunidade hoje frequentada por crianças, jovens e também adultos nas aulas de alfabetização. O espaço para a biblioteca foi construído na mesma altura, mas tem estado vazio – esperando-se agora que comece a funcionar em pleno com um recurso ao financiamento comunitário.

Foto:  thejester100 / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores