Telhados planos poderão solucionar as inundações urbanas

Telhados planos poderão solucionar as inundações urbanas

Os recentes fenómenos meteorológicos que têm ocorrido demonstram que precisamos de soluções acessíveis, rápidas e sustentáveis ​​para mitigar as inundações em Invernos cada vez mais húmidos num clima a sofrer grandes alterações.

Segundo o The Guardian, há uma forma simples e barata que faz uso da gravidade e que, simultaneamente, atenua os fluxos da água das chuvas, ao armazenar água temporariamente em telhados planos. Atenuar a drenagem num telhado que armazena água da chuva pode reduzir o impacto de grandes tempestades.

Este método trata-se de uma solução eficaz em termos de custos financeiros e já tem sido testado e comprovado, não havendo razões para que esta abordagem não possa ser usada em contextos adequados.

A indústria da construção poderá ter de começar a aplicar esta técnica. Há também a necessidade de promover este tipo de alteração junto dos governos nas suas estratégias de protecção das áreas urbanas de futuras inundações.

Não há dúvidas de que encontrar uma solução perfeita para as inundações é uma tarefa difícil. No entanto, é possível encontrar ideias simples que solucionem este tipo de problemas e poupem dinheiro ao mesmo tempo.

Foto:  ell brown / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores