Níger com progressos notáveis na redução da morte infantil

Níger com progressos notáveis na redução da morte infantil

O Níger tem registado progressos notáveis, ​​durante a última década, na redução da mortalidade de crianças com menos de cinco anos, parecendo estar pronto para cumprir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) na redução da taxa de mortalidade infantil em dois terços até 2015, informa a IRIN News.

Profissionais de saúde afirmam que a alta mortalidade materna e a subida rápida do crescimento da população estão, no entanto, a impedir um progresso maior do país.

Segundo os dados mais recentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), os valores da mortalidade infantil têm caído ano após ano na última década. A taxa de mortalidade infantil – expressa em número de óbitos de crianças com menos de um ano, a cada mil que nascem vivas – diminuiu de 133 em 1992 para 66 em 2011.

Este progresso poderá ser atribuído em parte a um esforço do governo, desde 2006, em prestar cuidados de saúde gratuitos a crianças menores de cinco anos. Especial atenção foi dada à resolução da malária, da diarreia e das doenças respiratórias, bem como na disponibilização gratuita de consultas e cesarianas às mulheres.

Esta estratégia também tem envolvido esforços para se chegar a pelo menos 88% das crianças, fazendo uso de campanhas de vacinação contra doenças infantis e distribuindo às famílias redes mosquiteiras tratadas com insecticidas.

A UNICEF canalizou no ano passado 18,3 milhões de euros na luta contra a mortalidade infantil no Níger.

Foto:  GlaxoSmithKline / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores