Agricultores da Somália combatem a fome dos seus compatriotas

Agricultores da Somália combatem a fome dos seus compatriotas

Uma nova iniciativa apoiada pela União Europeia (UE), pelo governo da Áustria e por duas agências de segurança alimentar da Organização das Nações Unidas (ONU) irá apoiar os agricultores da Somália a alcançar grandes avanços agrícolas numa região do país que foi assolada pela fome há três anos, informa o AllAfrica.

Os agricultores da zona centro da Somália impulsionaram a produtividade e a qualidade dos seus grãos de milho, o que lhes permitiu agora vender 200 mil toneladas de milho de alta qualidade ao Programa Alimentar Mundial (WFP) da ONU (WFP). Este milho foi comprado com fundos austríacos. A ajuda alimentar será atribuída às pessoas que ajudarem a construir e a restaurar as infraestruturas comunitárias de projectos da WFP.

As comunidades agrícolas – principalmente do centro da Somália – têm sido severamente afectadas nas últimas duas décadas por conflitos e uma seca contínua, o que resultou em rendimentos fracos e um fracasso generalizado das culturas agrícolas. A UE, a Áustria, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o WFP têm trabalhado com os agricultores locais para mudar esta situação.

Estes agricultores da Somália são agora capazes de produzir milho que cumpre os padrões internacionais de qualidade em quantidade suficiente para vendê-lo à WFP, que irá usar o milho cultivado localmente na sua assistência alimentar para os somalis mais vulneráveis e em situação de insegurança alimentar.

Intervenções humanitárias e estações com mais chuva que o habitual em quase toda a Somália têm reduzido significativamente o número de pessoas em situações graves de escassez de alimentos. No entanto, os mais recentes resultados de um estudo da FAO indicam que 860 mil pessoas ainda enfrentam uma crise de segurança alimentar e 203 mil crianças com menos de cinco anos estão muito desnutridas.

Foto:  DFAT photo library / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores