Bangladesh alerta para os crescentes custos das alterações climáticas

Bangladesh alerta para os crescentes custos das alterações climáticas

Um negociador do Bangladesh afirmou, durante as negociações climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), que o seu país precisa de 5 mil milhões de dólares (159 mil milhões de meticais) durante os próximos cinco anos para se adaptar às alterações climáticas actuais, afirma informa O The Guardian.

Terão sido prometidos ao país asiático – e a outros em desenvolvimento – uma verba de 30 mil milhões de dólares (954 mil milhões de meticais) em financiamento antes de 100 mil milhões de dólares (3180 mil milhões de meticais) por ano supostamente serem mobilizados para os países em desenvolvimento no ano de 2020.

No entanto, a recessão global e a relutância dos países ricos em corresponder monetariamente às suas promessas tem significado que a maioria recebe muito menos que o esperado – o que tem levado a uma perda de confiança nas conversações.

“Até agora o Bangladesh recebeu 200 milhões de dólares (6360 milhões de meticais), cuja metade da quantia é proveniente da Grã-Bretanha, mas esperávamos muito mais”, afirmou Quamrul Choudhury, enviado do Bangladesh para a cimeira sobre as alterações climáticas organizada pela Organização das Nações Unidas.

“A Grã-Bretanha, tal como nós, não tem sido imune às inundações e tempestades extremas”, disse Choudhury. “Se pudéssemos construir a 700 quilómetros da costa, estaríamos a proteger pelo menos 50 milhões de pessoas”.

Foto: dougsyme / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores