Produção de carne degrada o ambiente

Produção de carne degrada o ambiente

A Take Off Your Plate Extinction é uma iniciativa que mostra que a produção global de carne é uma das principais causas de degradação ambiental no mundo e que, ao comermos carne, estamos a contribuir para a morte de importantes predadores e animais selvagens.

A crescente produção de carne está a ocupar espaços onde os animais selvagens deveriam pastar livremente. “A produção de carne bovina, aves, porco e de outras espécies triplicou entre 1980 e 2010, e provavelmente vai dobrar novamente até 2020”,explicou o Centro para a Diversidade Biológica.

“Este crescente consumo de carne no mundo faz com que mais de sete mil milhões de pessoas estejam a retirar um espaço importante da vida selvagem, habitats, recursos hídricos, qualidade do ar e do clima”, esclareceu o Centro ao inhabitat.

O Centro refere também que lobos, alces, cães da pradaria e vários outros animais estão a “pagar o preço da produção de carne”, visto que “alguns estão mortos por atacarem as vacas, outros morrem porque os seus habitats dão lugar a grandes espaços agrícolas. Além disso, estão expostos aos perigos da poluição e dos gases do efeito de estufa que agravam as mudanças climáticas”.

A NPR concorda e ressalva que a produção de carne quase terminou com o lobo cinza mexicano – uma das espécies mais ameaçadas no mundo – e, nos Estados Unidos, o urso da Califórnia foi dado como extinto em 1920, por caçadores que ajudaram os agricultores e produtores pecuários, revelam documentos históricos da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

O Centro para a Diversidade Biológica afirma que “a produção de carne é responsável por 14,5% das emissões mundiais de gases de efeitos de estufa e quase 60% da alimentação dos norte-americanos vem de produtos de origem animal”. Assim sendo, os animais não são os únicos com o futuro em risco. O Homem está a colocar a sua própria espécie em perigo, algo que poderia ser modificado com uma pequena redução da quantidade de consumo de carne por pessoa, que iria resultar num alívio na pressão sobre a vida selvagem.

Foto: chrisbulle / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

2 comments

  1. Anónimo

    talvez comece a ser altura de olhar de forma séria para o aumento exponencial da população mundial…

  2. Anónimo

    Sim concordo com a evolucao da especie humana fazendo desta uma civilizacao civilizada pois e assim q nos consideramos ate q ponto podemos atingir a nossa superioridade alem de animais racionais q nos alimentamos de animais irracionais podemos portanto nos conciderar seres em superiores e civlizados ???? Nao creio .

Patrocinadores