Gorilas revelam stress causado por turistas

Gorilas revelam stress causado por turistas

Um estudo recente descobriu que o ecoturismo pode causar desconforto entre as comunidades de macacos selvagens, colocando os animais em riscos de doenças relacionadas com o stress.

A chave para entender a ansiedade dos primatas está nos excrementos dos animais, revela o The Dodo,

Um grupo de investigadores europeus realizou uma colheita de fezes de gorila, numa floresta da Républica Central Africana, para medir a quantidade de hormonas de stress nos excrementos.

Ao comparar diferentes grupos de gorilas – uns que frequentemente se encontram com humanos e outros que nunca tiveram contacto com estes – os cientistas encontraram uma relação entre esse stress e o ecoturismo.

Os gorilas que nunca encontraram turistas apresentaram menores níveis de hormonas de stress, enquanto os primatas que habitam em zonas frequentemente visitadas por humanos acusaram níveis hormonais superiores – particularmente durante as duas primeiras semanas de contacto.

Os níveis de stress também revelaram um pico quando os turistas se aproximam dos primatas.

Embora as ecotours tenham adoptado regulamentos destinados a manter os humanos a pelo menos 20 metros de distância de gorilas, a regra é frequentemente desrespeitada.

Os cientistas revelaram ao The Dodo que o alargamento da zona entre primatas e turista vai permitir que os macacos se sintam mais calmos e saudáveis.

Foto:  cliff1066™ / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores