Morcegos emitem sons para indicar que têm primazia sobre a comida

Morcegos emitem sons para indicar que têm primazia sobre a comida

Os morcegos machos têm primazia sobre a comida, de acordo com um estudo liderado por Genevieve Wright, bióloga da Universidade de Maryland. De acordo com o relatório, quando um morcego macho encontra uma presa saborosa, emite um som que avisa os outros possíveis predadores que a presa já tem dono, explica o The Dodo.

Investigadores da universidade de Maryland lançaram grandes morcegos castanhos – alguns sozinhos e outros a pares – numa sala com várias presas. O estudo indicou que quando um morcego fêmea localiza a presa, muitas vezes solta uma chamada mais baixa – um grito diferente dos utilizados na eco-localização.

Como os morcegos caçam na escuridão, a comunicação vocal é essencial para evitar colisões, dizem os cientistas. Ainda assim, segundo Genevieve Wright, não está clarificado o porquê das fêmeas não emitirem o mesmo som que os machos para reivindicar as presas.

De acordo com Wright, uma possível razão é que os machos normalmente caçam sozinhos, ao contrário das fêmeas, e emitem esse som característico pela necessidade de defender os alimentos de estranhos.

Embora os cientistas venham a estudar os morcegos ao longo de décadas, “existem vários comportamentos que continuam a ser um mistério”, refere Wright.

Foto:  Todd Huffman / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores