Califórnia: lago vai ser envenenado para exterminar espécies de peixe invasoras

Califórnia: lago vai ser envenenado para exterminar espécies de peixe invasoras

As autoridades ambientais de São Francisco vão envenenar o histórico Mountain Lake, no parque natural Presidio Trust, como medida de último recurso para acabar com as carpas, esturjões e percas que invadiram as águas e estão a dizimar as espécies nativas.

Há vários anos que os responsáveis do parque, outrora uma base militar, têm experimentado medidas menos tóxicas – pesca com rede, armadilhas, atordoamento eléctrico e captura à mão – sem sucesso. O químico a ser utilizado é a rotenona, um composto à base de plantas que se degrada em três anos.

O processo para salvar as espécies nativas do Mountain Lake pode parecer pouco ecológico, mas as autoridades defendem que a medida é necessária para concretizar o projecto de tornar o lago, com cerca de 3,6 metros de profundidade e uma área de 1,6 hectares, num habitat protegido para as espécies de animais e plantas que existem no local há séculos, escreve o Discovery News.

Desde que os primeiros colonizadores chegaram a esta região, o ecossistema do lago tem vindo a ser destruído, nomeadamente através da introdução de tartarugas e peixes dourados de estimação. Mas estes peixinhos são na verdade carpas domesticadas. Uma única carpa é capaz de pôr até dois milhões de ovos por época, o que torna a tarefa de pescar todos estes peixes impossível, daí a medida de último recurso.

Foto: cuppyuppycake / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores