Omã vai ter a maior quinta eólica do Golfo Pérsico

Omã vai ter a maior quinta eólica do Golfo Pérsico

O Sultanato de Omã vai construir a maior quinta eólica da região do Golfo Pérsico. Estimado em €97,8 milhões e com uma capacidade instalada de 50 megawatts, o projecto é um investimento conjunto entre a empresa de energias renováveis de Abu Dhabi, Masdar, e a Companhia Eléctrica das Áreas Rurais do Omã.

A nova quinta deverá gerar energia limpa suficiente para alimentar 16.000 habitações e mitigar 110.000 toneladas de dióxido de carbono por ano. Adicionalmente, o projecto é também um importante passo em direcção a uma nova postura energética nesta região do globo, fortemente dependente de combustíveis fósseis.

O projecto vai ter cerca de 25 turbinas eólicas instaladas e a construção vai começar no último trimestre de 2015. “A região está a adoptar rapidamente energias renováveis como solução viável para suprir a procura crescente de electricidade e para garantir uma segurança energética a longo-prazo. O projecto eólico do Omã é um exemplo de como as energias limpas podem ser fontes seguras e melhorar a segurança energética, suportando uma transição para um futuro com menos dióxido de carbono”, afirmou o Sultão do Omã, Ahmed Al Jaber, cita o Inhabitat.

A procura energética no Omã está a aumentar devido ao crescimento populacional e económico. Num país rico em petróleo uma aposta em energias renováveis para assegurar as necessidades energéticas futuras é uma visão que muitos países do Ocidente têm ignorado.

Foto:  AnitaBurke1  / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores