Plantas comunicam umas com as outras através do solo

Plantas comunicam umas com as outras através do solo

Um novo estudo da Universidade de Aberdeen, na Escócia, descobriu que afinal as plantas comunicam umas com as outras, mas através do solo. A investigação revela que quando os vegetais são infectados por certas doenças emitem alertas, através do solo, para que as plantas das proximidades possam activar os seus genes e protegerem-se da doença. A chave para esta comunicação é um fungo que existe no solo que age como mensageiro.

Os fungos do solo e determinadas plantas têm uma relação simbiótica, de acordo com a investigação. As plantas produzem alimento para os fungos e os fungos produzem minerais para as plantas. O estudo salienta que as hifas fúngicas, que criam uma rede no solo e interligam várias plantas, desempenham um papel essencial como mensageiro.

Em 2010, uma equipa de investigadores chineses descobriu que a planta do tomate, que foi infectada com crestamento foliar de cercospora, conseguia de alguma forma alertar as outras plantas de tomate das redondezas, que se conseguiam preparar para a doença. A equipa de cientistas da universidade escocesa quis agora perceber através de que mecanismos conseguem as plantas comunicar umas com as outras.

Para provar que as plantas conseguem comunicar através do solo, a equipa montou vários mesmocosmos de cinco plantas de fava, refere o Inhabitat. As favas são frequentemente atacadas por pulgões e, quando isto acontece, a planta liberta um químico que atrai as vespas que aniquilam os pulgões.

À falta de vespas, as plantas começaram a enviar mensagens umas às outras através solo assim que se persentiu que uma delas tinha sido atacada por pulgões.

Foto: Mycatkins / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores