Níveis do mar estão a aumentar 25% mais rápido que o esperado

Níveis do mar estão a aumentar 25% mais rápido que o esperado

Um novo estudo da Universidade de Harvard indica que o nível global do mar está a aumentar 25% mais rápido que pensado.

Os investigadores reavaliaram as medições feitas por 600 medidores de marés de todo o mundo para recalcular a taxa de aumento do nível do mar ao longo das duas últimas décadas – e os resultados são assustadores.

O estudo analisou as medições feitas entre 1901 e 1990 e concluiu que os estudos anteriores subestimaram o aumento do nível do mar. Ao rever os dados de todos estes anos, os autores da investigação determinaram que a aceleração é bastante mais severa do que se pensava anteriormente.

Os cálculos revistos indicam que o nível do mar aumentou em média 1,2 milímetros por ano, menos do que o apresentado em estudos anteriores. Porém, desde 1990, o aumento acelerou para três milímetros por ano, devido a um maior degelo das calotes polares, factor que os cálculos anteriores não tinham em conta, escreve o Inhabitat.

A nova investigação não se limitou a recalcular as antigas medições. Os investigadores tentaram ainda fazer uma projecção para o aumento do nível dos oceanos no futuro. O aumento do nível do mar era anteriormente calculado com base nas tendências e dados históricos, mas o rápido degelo dos glaciares tem um grande impacto nestes cálculos e torna-os obsoletos.

A equipa de investigação vai agora tentar encontrar um novo método mais adequado aos factores climáticos actuais para calcular o aumento do nível do mar com maior precisam.

Foto: go_greener_oz / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores