Índia: população de tigres aumentou nos últimos anos

Índia: população de tigres aumentou nos últimos anos

Em 2014 existiam 2.226 tigres nas florestas indianas, de acordo com um censo organizado pelo Ministério do Ambiente – um número bastante superior aos 1.706 contados no mesmo estudo, mas em 2010.

Segundo Prakash Javadekar, o ministro do Ambiente, estes números revelam uma “história de sucesso” da conservação local. “A população de tigres está em decréscimo em todo o mundo, mas aumenta na Índia. São grandes notícias”, explicou Javadekar aos jornalistas.

De acordo com o Mashable, os tigres indianos, como outros em países vizinhos, estão em perigo devido à diminuição do seu habitat, sobretudo por causa da desflorestação para projectos habitacionais ou construção de estradas.

Segundo Javadekar, foram utilizadas mais de 9.700 câmaras para chegar a este número. Os resultados serão os mais exactos das últimas décadas. “Nunca foi feito um exercício desta dimensão. Temos fotografias únicas de 80% dos tigres”, continuou.

Há um século existiam 100 mil tigres na vida selvagem indiana, um número que foi decrescendo até 2010, ano em que alguns esforços de conservação começaram a ser desenvolvidos.

A Índia tem sofrido uma intensa pressão internacional para preservar os seus tigres, uma vez que 75% dos animais de todo o mundo vive no seu território, em reservas de vida selvagem ou, inclusive, nas florestas.

Foto: amanderson2 / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores