Nova espécie de “mini-tubarão” descoberta no Golfo do México (com FOTOS)

foto_1

Chama-se tubarão de bolso e o seu aspecto é dos mais adoráveis que se possam imaginar para uma criatura marinha. De nome científico Mollisquama parini, este tubarão havia sido apenas encontrado anteriormente uma só vez, no Peru, há 36 anos. Além do aspecto adorável, uma das características do tubarão é o tamanho, já que mede cerca de 14 centímetros, o que lhe confere uma aparência inofensiva.

O exemplar utilizado para identificar a nova espécie estava entre vários espécimes marinhos recolhidos em 2010 para um estudo da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) no Golfo do México, na costa do estado do Louisiana. O objectivo da investigação era estudar os hábitos alimentares dos cachalotes, escreve o Daily Mail. Quando os investigadores do NOAA recolheram das águas o pequeno tubarão de bolso não conseguiram identificar a sua espécie, pelo que o exemplar permaneceu congelado nos últimos cinco anos.

A investigação feita nos últimos cinco anos ditou que o pequeno tubarão é uma nova espécie que se destaca das demais por uma pequena bolsa que possui atrás da barbatana peitoral. A função dessa bolsa é ainda desconhecida. É também devido a esta bolsa que os cientistas lhe deram o nome comum de tubarão de bolso.

A descoberta da nova espécie foi documentada num estudo publicado recentemente na revista científica Zootaxa.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores